"Vem, Noite antiqüíssima e idêntica,
Noite Rainha nascida destronada,
Noite igual por dentro ao silêncio, Noite

Com as estrelas lantejoulas rápidas
No teu vestido franjado de Infinito. (...) "
[Álvaro de Campos (F. Pessoa), Fragmento de Ode I, in: "Fernando Pessoa: poesia", por Adolfo Casais Monteiro, 10ª ed., Rio de Janeiro, Agir, 1989, p. 76 (col. Nossos Clássicos)]

"(...) noites como esta, em que já não me será dado viver."
[Jostein Gaarder, "A garota das laranjas", Trad. Luiz Antônio de Araújo, São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 127 (citação possivelmente de outrem, constante também em alguma página anterior, provavelmente)]
_____________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Professora Rosalía


Professora Rosalia Ap. L. P.

Afastou-se no primeiro semestre de 2011 para tratamento, retornando já próximo ao encerramento do ano letivo.

Em 2012 atribui-se-lhe uma sala de 3ª série com menos alunos que a média. Iniciou com garra e vontade, não perdia um horário de biblioteca às segundas-feiras. Como eram poucos os alunos e todos estavam devolvendo no prazo, combinamos empréstimos semanais, o que até hoje persiste com a nova professora.

Indiquei-lhe ainda no 1º semestre de 2012 o livro "A garota das laranjas". Em tese era professora de estilo tradicional. Em 2010 nosso contato era apenas verbal, após seu retorno (final de 2011), fazíamos questão de nos abraçarmos quando nos víamos.

Na semana que antecedeu à sua internação final, encontramo-nos no corredor e me disse ela: "fica com Deus, viu, F..." Foi então ao encontro com o barqueiro ainda em maio/2012.

A mesa da professora Rosalía foi trazida para o pátio com um buquê de flores em cima. Foi feito um minuto de silêncio na entrada dos alunos, de manhã e à tarde. Tocou-se uma música apropriada ao momento de reflexão.

Numa segunda-feira posterior aos fatos a aluna Tayssa me confidenciou próximo à estação de trabalho: "eu quero a professora Rosalía".

Nenhum comentário:

Postar um comentário