"Vem, Noite antiqüíssima e idêntica,
Noite Rainha nascida destronada,
Noite igual por dentro ao silêncio, Noite

Com as estrelas lantejoulas rápidas
No teu vestido franjado de Infinito. (...) "
[Álvaro de Campos (F. Pessoa), Fragmento de Ode I, in: "Fernando Pessoa: poesia", por Adolfo Casais Monteiro, 10ª ed., Rio de Janeiro, Agir, 1989, p. 76 (col. Nossos Clássicos)]

"(...) noites como esta, em que já não me será dado viver."
[Jostein Gaarder, "A garota das laranjas", Trad. Luiz Antônio de Araújo, São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 127 (citação possivelmente de outrem, constante também em alguma página anterior, provavelmente)]
_____________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Minha felicidade (Nietzsche)


2. Minha felicidade (Nietzsche)

 
Cansado de tanto buscar

Aprendi a encontrar.

Depois que o vento me opôs resistência

Navego com todos os ventos.

 
(o acima é de memória, segue outra versão abaixo com indicação de fonte)

 
Depois que cansei de procurar

Aprendi a encontrar.

Depois que um vento me opôs resistência

Velejo com todos os ventos.

[da “parte” Brincadeira, astúcia e vingança: prelúdio em rimas alemãs – Friedrich Nietzsche, A gaia ciência, trad. Paulo César de Souza, Cia das Letras, São Paulo, 2001, p. 17]

Nenhum comentário:

Postar um comentário