"Vem, Noite antiqüíssima e idêntica,
Noite Rainha nascida destronada,
Noite igual por dentro ao silêncio, Noite

Com as estrelas lantejoulas rápidas
No teu vestido franjado de Infinito. (...) "
[Álvaro de Campos (F. Pessoa), Fragmento de Ode I, in: "Fernando Pessoa: poesia", por Adolfo Casais Monteiro, 10ª ed., Rio de Janeiro, Agir, 1989, p. 76 (col. Nossos Clássicos)]

"(...) noites como esta, em que já não me será dado viver."
[Jostein Gaarder, "A garota das laranjas", Trad. Luiz Antônio de Araújo, São Paulo, Companhia das Letras, 2005, p. 127 (citação possivelmente de outrem, constante também em alguma página anterior, provavelmente)]
_____________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Datilografia para concursos

Datilografia para concursos
Houve um domingo pela manhã em que, saindo de uma estação de metrô, eventualmente dois prestadores de concurso se encontraram, sendo certo que ambos dirigiam-se ao local onde fariam uma prova de digitação, segunda fase desses concursos públicos que amiúde ocorrem.

E foram pelo caminho discorrendo sobre assuntos diversos e que tais relacionados ao tema. A certa altura da conversa ressaltou-se, com orgulho fingido, o fato de que eles tivessem certa vantagem sobre a maioria dos concorrentes, visto que os dois haviam feito o extinto curso de datilografia, e os concorrentes por mais jovens (considerado que os dois já haviam dobrado o cabo das boas esperas), não o teriam feito. Então parte destes, os concorrentes, “catariam milho” no teclado, colocando-se em posição de desvantagem. E por aí vai. Desejaram-se a boa sorte de praxe e o primeiro adentrou ao local de prova.

Encontraram-se posteriormente já dentro das dependências, o primeiro de saída, já fizera sua prova e garantira ao segundo que estava fácil, bem “tranquila”, tratava-se apenas de um texto para formatação e digitação.

O segundo, já na prova, tendo iniciado os trabalhos, observa que veio por sentar-se justamente ao lado de um dos jovens “catadores de milho”. E foi exatamente este jovem que, digitando como podia e sabia, ainda que com suas “limitações”, terminou a sua prova satisfatoriamente, tudo digitado, formatado e conferido, enquanto que o segundo nosso conhecido, com a pretensa vantagem de ter feito o curso extinto, digitou o texto é verdade, mas não conseguiu terminar a formatação.

***
PS (de 10/jan/2012)
Posteriormente a prova da 2ª fase do concurso (digitação) foi cancelada. Dizem que o nosso segundo prestador de concurso treinou um pouco, coisa que não fazia há tempo, sendo certo que fez a prova corretamente, digitando tudo, formatando e conferindo (revisando) e, ao final foi devidamente classificado no certame, como previsto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário